Como e o estilo barroco?

Como é o estilo barroco?

Abusando das figuras semânticas, sintáticas e sonoras, o estilo barroco é muitas vezes “pesado”, hermético, estéril, artificial, rebuscado, frívolo, afetado.

Como começou a formação do espírito barroco?

A questão religiosa, fundamental para a formação do espírito barroco, inicia com o pensamento de Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. Tratava-se de um teólogo que se opôs a diversos preceitos do catolicismo romano. Dentre esses preceitos estava a doutrina de que era possível conseguir o perdão divino pelo comércio das indulgências.

Qual a predileção do Barroco?

Rompendo o equilíbrio clássico, opondo-se à harmonia, sobriedade, simetria, clareza e elegância dos clássicos, o Barroco tem acentuada predileção pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos, pelo locus horrendus, substituindo o locus amoenus. Há uma atração pelo “ belo horrendo “, pelo espetáculo trágico, deformando as imagens pelo exagero.

Qual a origem da palavra barroco?

Alguns etimologistas acreditam que tenha vindo do grego baros, que significa “pesado”. Já outros defendem a ideia da origem italiana barocchio, que quer dizer “engano”. Por outro lado, há uma hipótese de que a palavra barroco era usada para designar uma pérola de formato irregular.